fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Matérias

Nesta área você encontrará todas as nossas matérias e conteúdos repletos de dicas, notícias e atualidades vindo de gestores, diretores e coordenadores que são referência na área de atuação.  Confira aqui e fique por dentro das novidades!

Conteúdo sobre Matérias

Rolezinho: Nós vamos invadir seu shopping?*

Templos do consumo são profanados por hostes de despossuídos, denunciados por sua aparência estereotipada, que nega capacidade econômica compatível com as liturgias do consumo em shopping center. As hostes que cruzam fronteiras socioeconômicas e geográficas e saem de seus guetos despertam o horror e ameaçam outros territórios. Detentores dos direitos constitucionais quiçá ameaçados encontram no […]

A Escola no Ciberespaço

O ciberespaço é uma dimensão fundamental do mundo globalizado. Enquanto lugar de sociabilidade e consumo, ele nos insere em circunstâncias que ultrapassam as fronteiras tradicionais das comunidades e dos estados. Contando hoje com economia interna e psicologia própria, sua história recente deriva das sucessivas revoluções tecnológicas provenientes das aplicações da microeletrônica no campo da comunicação, […]

Rede social digital da comunidade escolar: como operar o Edmodo

Hoje vou comentar dois pontos para compreendermos um pouco mais sobre o Edmodo, uma rede social digital específica para educadores, alunos e gestores. No primeiro ponto quero apresentar algumas noções da chamada “cloud computing”, ou “computação na nuvem”. No segundo, vou apresentar algumas funcionalidades básicas para quem vai começar a atuar nesta rede. Informação na […]

A família na escola: da “querela das responsabilidades” ao “princípio responsabilidade”¹

Entra ano, sai ano, e a querela das responsabilidades entre família e escola reaparece. Quem primeiro situou o problema como uma consequência da modernidade foi o filósofo alemão Max Horkheimer. Em seu texto “Autoridade e Família”, de 1936, descreveu a importância do pai como portador dos valores provenientes do passado e responsável pela transmissão da tradição […]

A inclusão digital dos educadores: primeiros passos

O conflito entre a escola e o desenvolvimento tecnológico atingiu um grau de paroxismo que não é possível perpetuar. De um lado, chegam à escola estudantes alfabetizados em linguagens digitais, dos games à internet; de outro, organizações e professores seguem um padrão linear de reprodução do conhecimento, e encontram dificuldades para se posicionar frente ao […]

Uso da rede Edmodo pelo Professor 3: mediação desafia aluno à produção e o torna autor em torno do saber trabalhado

Já o professor 3, da disciplina de História do Ensino Médio, promoveu o que representa, de fato, uma intervenção ativa, utilizando-se das ferramentas, de textos, vídeos e imagens disponíveis na web, para propor aos estudantes um trabalho de autoria, de produção de sentido: um exercício de reescrita da Declaração de Independência dos Estados Unidos, junto […]

Uso da rede Edmodo pelo Professor 2: docente avança um pouco e publica um joguinho, simulando um eletrocardiograma

O Professor 2, da disciplina de Biologia, do 8º ano, usou o Edmodo para publicar tarefas, materiais audiovisuais complementares à sua aula expositiva, e começou a explorar jogos. No caso assinalado, ele extraiu o jogo do ambiente virtual educacionalhttp://www.nobelprize.org/educational, o qual permitiu ao aluno compreender como se realiza o exame de eletrocardiograma, e, com isso, […]

Edmodo: experiências e caminhos possíveis

Temos ocupado este espaço para falar um pouco sobre como funciona o Edmodo, rede social para educadores criada em 2007 nos Estados Unidos e que desde o ano passado vem ganhando corpo junto aos educadores e escolas de vários países. Abordamos, entre outros, como proceder à inclusão digital dos educadores, em um total de sete […]

Por que começar pelo Edmodo, entre tantas tecnologias em educação?

Escolhemos apresentar neste espaço o Edmodo, rede social dos educadores, por uma razão: ele valoriza a experiência do professor, ao contrário de plataformas e sites que propõem um aprendizado direto com a máquina, sem mediação. Muitos deles apenas inserem conteúdos tradicionais em ambientes virtuais, tendo como foco a divulgação pura e simples do conhecimento, numa […]